Galera vamos de resumão para importância de vegetais crucíferos na dieta, principalmente para você que subestima as verdinhas.
Couve-flor, repolho, brócolis, couve-manteiga/Bruxelas, todos estes vegetais têm quantidades abundantes de nutrientes importantes para saúde do seu metabolismo.
Tais matinhos possuem Indol-3-Carbinol (I3C) poderosa substância que dentro do nosso corpo será metabolizada na sua forma ativa, “DIM”, que atuará equilibrando ESTROGÊNIOS e diminuindo muitos dos radicais livres (conhecido efeito “scavenger” de um Google e observe seus benefícios).
De acordo com estudos, a ingestão de I3C diminui os riscos de diversos tipos de câncer: cólon, mama, ovário e próstata, isso porque o I3C inibe os metabólitos estrogênicos responsáveis pelo câncer e aumenta o metabolito anticâncer.
Diversos estudos apontam que outros isotiocianatos além do I3C estão associados a detoxificação e ainda melhoram a capacidade do corpo de reduzir processos inflamatórios.
Mas, e esteticamente? Se você tem um melhor equilíbrio dos estrogênios, consequentemente a testosterona desempenhará melhor suas funções relacionadas ao anabolismo que é o que todos desejam: mais libido, + disposição, + músculos, + queima de gordura. Benéfico tanto para os homens, quanto para as mulheres!
Além de que Crucíferos são ricos em diversas vitaminas com atividades antioxidantes (A,C,B), como é o caso dos carotenoides (vit. A) presente nesses vegetais, que fornecem proteção aos olhos (Luteina e Zeaxantina: são os carotenoides que conferem proteção macular).
Fonte de minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio, que apesar de não possuírem boa biodisponibilidade para absorção no corpo humano, mas com certeza trará benefícios como melhora dos problemas de hipertensão.