Vem! A glândula Tireoide, (sim ela é um órgão do corpo humano e não uma doença, como remete a saudosa frase que as pessoas costumas dizer “Eu tenho TIROIDE”) é localizada abaixo do queixo do lado de fora e a frente da garganta sobe a pele, mais precisamente na traqueia, (dá para você sentir ela com a mão)
Ela produz alguns hormônios, mas vamos falar apenas dos de interesse para o tema: T4 e T3 (tiroxina T4 e triiodotironina T3).
O T4 é um hormônio regulador da “velocidade” do metabolismo. Porém ele não é a forma ativa do hormônio, mas sim o T3, logo o T4 se converte em T3.
O T3 é que faz a parada toda. Entretanto, você pode produzir t4 até pelas orelhas, se não houver a conversão em T3, não haverá função suficiente para o pleno funcionamento de sua fisiologia metabólica.
Para haver esta conversão, a glândula Tireoide precisa de alguns nutrientes, como Carboidratos, Iodo, Selênio, (só lembrando que praticamente todos os minerais fazem parte de praticamente todas as reações químicas em nosso corpo, porém aqui ressaltei somente os mais utilizados pela tireoide) dentre outros substancias naturais contidas em sua dieta. O Iodo contido no sal da sua cozinha, é praticamente o principal protagonista para o bom funcionamento desta glândula, Iodo este que alguém (leia alguém como: blogueira ou nutricionista que só passou pela faculdade, mas fez pós com outras blogueira no Instagram) disse para você retirar de sua dieta. Não faça isso.
Resumindo de maneira muito simplista, por favor, não leve este texto como base cientifica, pois não é, é apenas uma informação passada de maneira informal.
Quanto maiores níveis de T4/T3 em sua forma livre maiores as chances de você ter um metabolismo acelerado, maiores as chances de você ser uma pessoa magra, que queima muita gordura e cataboliza massa magra também. É a típica pessoa chamada “magra de ruim” que diz comer tudo e não engordar. Se alto demais, nomeia-se este quadro de Hipertireoidismo. E quanto menos T4/T3 livre, possivelmente hipotireoidismo, mais gordura você acumula. É o típico olhou para a comida e ganhou 2kg.
O interessante haver uma produção acima da média. Não a nível de hipertireoidismo pois isso irá atrapalhar sua vida. Mas sim em bons níveis, até mesmo favorecendo o anabolismo muscular por outras vias metabólicas.
Como eu trabalho? Dando sempre um suporte básico para a tireoide, com fitoterápicos, nunca cortando o sal, e nunca zerando carboidratos em dieta linear.
Após o uso de certas drogas como, esteroides anabolizantes, (principalmente trembolona), fat burners, cafeína, efedrina, clembuterol etc. É preciso fazer exames para identificar uma possível queda nos Tireoidianos e talvez planejar uma terapia pós uso para tais fármacos para recuperar de maneira plena a função da tireoide, e com desmame de fármacos grande prazo levando várias semanas, assim retornando sua produção a níveis normais. Saiba que uma boa produção de tireoidianos, aumentam os níveis de GH e IGF-1, assim como a síntese proteica. Tudo no corpo está interligado.